Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino em coletiva de imprensa no RN – Foto: José Aldenir/Agora RN

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou na última segunda-feira 20, por meio de ofício encaminhado à Polícia Federal (PT), a instauração de um inquérito para investigar casos de violência política de gênero. No documento, ele cita ameaças recebidas pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pela deputada federal Natália Bonavides (PT).

De acordo com o documento, a violência política de gênero passou a ser tipificada como crime contra o Estado Democrático de Direito e como crime eleitoral. O ofício encaminhado ao diretor-geral da PF também verifica que o crescimento dos episódios de violência política contra as mulheres, especialmente na internet, exige que se ampliem os esforços para a denúncia e investigações, bem como o aperfeiçoamento das políticas públicas relacionadas ao tema.

“Muito recentemente, a título exemplificativo, estiveram em audiência, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e a bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Além disso, chegaram ao meu conhecimento postagens ameaçadoras contra a Governadora Fátima Bezerra e a deputada Natália Bonavides, do Rio Grande do Norte”, diz trecho do documento.

Ainda segundo o ofício do Ministério da Justiça, nos casos mencionados houve narrativas de recentes eventos que configuram “violência política de gênero”, o que pode levar à exclusão das mulheres da política, em razão de intimidação, ameaças e agressões morais.

Em pronunciamento feito à imprensa, Flávio Dino afirmou que a ação foi motivada por pedidos de parlamentares mulheres, que apresentaram documentos que indicam um aumento nos casos de violência política contra mulheres.

Agora RN

Categorias