Discurso do Diretor Geral do IFRN-Campus São Paulo do Potengi, Professor Doutor Renato Dantas, na abertura da EXPOTEC, que está acontecendo no IF.
Boa tarde, cidadãos e cidadãs potengienses, potiguares e visitantes
Não posso iniciar minha fala sem registrar os importantes agradecimentos as pessoas e instituições que colaboraram para que chegássemos até aqui! Aos membros internos das comissões, as equipes de preparação, aos bolsistas, as coordenações. Nosso muito obrigado!
Hoje, a Expotec nos traz algo para além de um convite! Estamos sendo provocados a uma convocação! Uma convocação que nos exige visitar uma das mais nobres virtudes humanas, a humildade.
Somos a última geração capaz de reverter os rumos insustentáveis do nosso modelo de desenvolvimento! Testemunhamos todos os dias objetivos, metas e planos globais sendo fracassados! Os interesses econômicos, sobretudo daqueles que já detém as maiores riquezas do planeta, superam qualquer chance de sucesso. É preciso ter humildade para reconhecer que estamos indo mal, muito mal!
Me refiro nas macro e micropolíticas. Nossa educação funciona com pouquíssimos recursos. No Brasil, apenas 1 % do que se paga de juros a bancos são aplicados em universidades… e a sociedade engole todos os dias no café, no almoço e na janta que as universidades são instituições caras! Triste discurso!
Enquanto isso, os nossos termômetros batem recordes de temperatura,
já temos núcleos áridos dentro do semiárido brasileiro, os extremos climáticos provocam eventos que estão matando pessoas em Porto Alegre, em Valência e nas secas no Amazonas. Ainda usamos os mesmos discursos de civilizar povos e moralizar culturas, para fazer guerras e assassinar famílias e crianças em Gaza e outras partes do mundo! Os povos originários precisam se contorcer para terem garantido o direito ao uso da suas próprias terras!
No Potengi, enfrentamos problemas severos de abastecimento de água, nossos rios engolem diariamente toneladas de esgotos gerados por nós! Os resíduos sólidos alteram paisagens e entram na nossa cadeia alimentar! Os microplásticos estão nas nossas águas e alimentos e nos provocam distúrbios hormonais que a comunidade médica ainda busca compreender! Os termômetros das nossas praças já marcam 45° C com uma certa frequência. Enfim, somos uma espécie que precisa rever rigorosamente seus hábitos, costumes e prioridades!
Mas quem é responsável por esses problemas? Serão as autoridades? As empresas? Ou somos cada um de nós?
Onde estão as soluções? Só há um caminho para percorrer? Onde estão os remédios para salvar nossos recursos, nossas florestas, nossos rios e nosso planeta? O que eu posso afirmar com convicção e tranquilidade para vocês hoje aqui é que os costumes e saberes dos povos tradicionais importam, as práticas agroecológicas e a agricultura familiar importam, as bioconstruções importam, a reciclagem de resíduos, a compostagem e os biodigestores importam, a justiça social e o combate a fome importam, superar as desigualdades de gêneros, de raças e etnias importa!
Talvez a receita esteja aí! Todos esses elementos alinhados com a Inovação e os avanços da tecnologia, a inteligência artificial, as novas formas de energia, a robótica e a indústria 4.0 possam servir como uma mistura que trará novas soluções que nos apresentem um futuro mais sustentável social, econômica e ecologicamente.
A expotec, portanto, não encerra o seu propósito na próxima sexta-feira, nós inauguramos novos debates a partir daqui! A ciência, a cultura e as tecnologias estão sendo lançadas para que as atitudes possam alterar panoramas, cenários e destinos! Estaremos plantando sementes de esperança por esses próximos 5 dias! Não é exclusivamente sobre estruturas, obras, investimentos, política e educação. É sobre nós, seres humanos, e o quanto estamos dispostos a nos sentirmos tocados em promover transformações nos nossos corações e mentes para que possamos transformar a sociedade. É preciso pensar global, mas nossa convocação hoje é para que nossas atitudes alcancem novos padrões localmente! A sustentabilidade do Potengi depende de nós. Nossa Agenda 2030 começa agora!
Muito obrigado e um excelente evento a todos e todas!