Por Silvério Alves, Editor do Blog SA

No último sábado, dois de novembro, dedicado aos finados, fui ao Cemitério Parque da Paz, em São Paulo do Potengi, para visitar os túmulos dos nossos entes queridos e dos muitos amigos ali, sepultados.

Na oportunidade, também fizemos uma visita ao túmulo (que recebeu os cuidados da Gestão Municipal local) de Bento Urbano, fundador da terra de Monsenhor Expedito.

Na sua lápide, descobrimos que o fundador de São Paulo do Potengi nasceu no dia 16 de março de 1876, há 148 anos, e faleceu no dia 22 de março de 1922, há 102 anos.

Conta a história, que em 1909, o povoado do Juremal, do lado esquerdo do Rio Potengi, onde Bento Urbano residia e tinha um comércio, foi invadido por uma enchente do rio. O Juremal pertencia às terras de São Gonçalo do Amarante.

Com visão empreendedora e de futuro, nosso fundador foi até Macaíba, conversar com o chefe político do lugar, Coronel Maurício Freire, para solicitar dele autorização para construir uma casa do lado direito do Potengi, pertencente a Macaíba.

O Coronel deu a autorização. Em 1911, Bento Urbano construiu uma casa, colocou um comércio e convidou alguns amigos a também construírem suas casas na quele local. Logo, teve início uma feira semanal.

São Paulo do Potengi foi crescendo, Em 1943 tornou-se município, se separando de Macaíba, sendo hoje a cidade polo de toda a ribeira potengiense. sendo também a 31ª maior cidade do RN.

Detalhes: Bento Urbano faleceu jovem, com apenas 46 anos de idade. Daqui há dois anos completa 150 anos de seu nascimento. Deixamos aqui, a sugestão ao Poder Público Municipal, e as demais instituições potengienses, parra que o sesquicentenário de nascimento de nosso fundador seja devidamente lembrado e comemorado.

Categorias