Por Santo Tito, funcionário aposentado do Banco do Brasil

A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, referente a libertação dos hebeus da escravidão do Egito e acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Uma característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C.

Nesse concílio o critério estabelecido para definir a data de celebração da Páscoa foi o seguinte: a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia que acontece após o equinócio da primavera (Hemisfério Norte) e equinócio de outono (Hemisfério Sul). O equinócio da primavera no Hemisfério Norte acontece sempre entre os dias 20 e 21 de março. Sendo assim, por causa desse critério, a Páscoa de 2024 para os cristãos é celebrada em 31 de março. Isso porque o equinócio da primavera para o Hemisfério Norte acontece em 20 de março, e a primeira Lua cheia após o equinócio da primavera será em 25 de março, uma segunda-feira. O domingo mais próximo dessa data é o domingo do 31 de março, portanto, Domingo de Páscoa. E, a partir da data da Páscoa, a Igreja Católica também estabelece a Terça-Feira de Carnaval e o dia quando é celebrado Corpus Christi.

Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador. Ele é causado pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento de translação. Durante o equinócio, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar.

O termo “equinócio” tem origem na junção dos termos latinos “aequus” (que significa igual) e “nox” (que significa noite). Basicamente, é o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, e os raios solares incidem com a mesma intensidade nos dois hemisférios. Isso resulta em dias e noites com a mesma duração

Os equinócios marcam o início da primavera e do outono. Eles acontecem geralmente nos dias 20 de março e 23 de setembro, em ambos os hemisférios. É um momento especial em que a Terra se encontra em equilíbrio, proporcionando uma distribuição igual de luz solar para todos os lugares do planeta.

Categorias