Nas primeiras horas da manhã dessa sexta-feira, 1º de novembro, através da Daniel Tour (Empresa de Passeio Turístico Potengiense, que vale a pena ser contratada), uma equipe de 35 pessoas formada pela equipe gestora, professores e funcionários da Escola Estadual Maurício Freire, localizada em São Paulo do Potengi, fez uma excursão até a cidade de Areia, na Paraíba.

O passeio histórico teve como objetivo comemorar o Dia do Professor e do Funcionário Público celebrados nos dias 15 e 28 de outubro passados, também fazendo parte da programação que o Educandário está colocando em prática pelos 95 anos daquele Estabelecimento de Ensino, completados no próximo dia 26 de novembro.

Areia, uma cidade situada no Brejo Paraibano, com cerca de 23 mil habitantes, se destaca pelos seus engenhos de cana de açucar, produtores de cachaça e rapadura (ao todo são 117 engenhos) e pelo o turismo cultural e rural. Também é uma cidade universitária com cursos superiores de Biologia, Zootecnia, Veterinária, dentre outros, além de cursos de mestrado e doutorado.

Em Areia, visitamos a Igreja Católica de Nossa Senhora da Conceição, um templo bastante antigo, muito bem cuidado, de grande beleza religiosa e histórica. Visitamos também o Engenho Alambique da Cachaça Triunfo, o Museu de Pedro Américo (arense e grande pintor brasileiro) de José Américo (também arense) grande personalidade política e cultural dos tempos do Império, além de outros lugares bastante significativos.

Foi um dia bastante agradável, de muito lazer, confraternização, diversão, descontração… e bastante conhecimento histórico, proporcionado por todos os que fazem a Comunidade Educativa da Escola (quase centenária) Estadual Maurício Freire, a quem participou da excursão. Um destaque especial para os professores Silenildo e Alana, diretor, vice-diretora, Francinete Ribeiro, coordenadora geral, cuja competente gestão vem recebendo o reconhecimento de toda a comunidade potengiense.

Categorias