A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu abandonar o plano de realizar um jogo da Seleção Brasileira com uma camisa verde, preferencialmente na Amazônia, devido a diversas dificuldades logísticas, a escolha de adversários e até mesmo a confecção dos uniformes em parceria com a patrocinadora de material esportivo.

A proposta de adotar uma nova cor para a camisa da seleção surgiu logo após a campanha eleitoral de 2022, com o objetivo de retirar a tradicional camisa amarela do foco político.

No entanto, como não foi possível concretizar o jogo com o uniforme verde, a Seleção Brasileira utilizará, pela primeira vez em sua história, um uniforme totalmente preto, com números dourados.

Essa mudança ocorrerá no dia 17 de junho, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, durante um amistoso contra a seleção da Guiné, conforme relatado por Lauro Jardim em sua coluna no jornal O Globo.

É importante destacar que a decisão da CBF não tem qualquer relação com a disputa política que dividiu os eleitores de Jair Bolsonaro (associados ao amarelo) e os de Luiz Inácio Lula da Silva (associados ao vermelho).

Trata-se de uma iniciativa antirracista promovida pela CBF em defesa de Vinícius Jr, jogador brasileiro que tem sido alvo de frequentes ataques racistas nos campos de futebol espanhóis. No amistoso contra a Guiné, Vinícius Jr vestirá a camisa 20, tornando esse evento um marco inédito na história da Seleção Brasileira, que já conquistou o título de pentacampeã do mundo.

Os fãs do futebol podem acompanhar as atualizações sobre essa iniciativa e outras notícias relacionadas ao esporte seguindo o perfil “Futebol Etc” no Twitter e no Instagram.

Categorias