Na noite do último sábado, 21 de agosto, a cidade de São Tomé/RN, viveu um grande e histórico evento cultural, tendo como local o Lafayete Recepções. Falamos do lançamento do livro “Evolução Histórica do Município de São Tomé: Tempos, espaços e contextos” de autoria do professor e escritor santomeense, Lenílson Dantas de Oliveira. A obra, que durou cerca de duas décadas para ser concluída, trata-se de um documentário espetacular muito bem escrito, que conta a história de 300 anos de existência (desde os seus primórdios) de um dos mais importantes municípios do Rio Grande do Norte.
A noite cultural abrilhantada pela lua cheia e pela ótima e diversificada musicalidade da Filarmônica de São Tomé, contou com a participação de mais de 200 pessoas (todas usando máscara) daquela cidade, de outras cidades da nossa região, de Natal, Parnamirim, dentre outras localidades.
Na mesa das autoridades, o autor Lenílson, o professor Miguel Salustiano, representante da Governadora Fátima Bezerra e prefaciador do trabalho literário, a professora Tereza Cristina, representando o prefeito Babá, dentre outras . Também presentes, o Padre Antônio, pároco local e pastores evangélicos.
Iluminado o discurso da professora Tereza saudando o escritor Lenílson, como também falando a respeito de significativas personalidades da história santomeense, sempre usando o mote: “Eu sou do tempo de”…
No final, a palavra emocionada de Lenílson, que narrou a sua vontade desde criança de escrever a história de sua terra natal. Agradeceu a Deus, aos seus pais e a todos e a todas que das mais diferentes formas, contribuíram para o sucesso de sua grande conquista, que durou cerca de 20 anos para ser completada.
De São Paulo do Potengi, marcaram presença, o editor deste blog , o professor Chiquinho Azevedo, a professora Josiene Pereira, com uma comitiva da Sociedade Educadora São Francisco e a Irmã Francisca, da Divina Providência.
Muita gente na fila de autógrafos para adquirir o livro.
Ao nosso amigo de longas datas, parabéns pela beleza de sua obra e a São Tomé, pela linda noite repleta de cultura e arte.






