Sob o comando do maestro João Batista, carinhosamente conhecido como João da Banda, o festival tem como missão democratizar e valorizar a música instrumental. Uma das grandes atrações do festival é a presença das filarmônicas e orquestras que se apresentarão diariamente, sempre às 20h, na Praça de Eventos Caetano Dantas. As apresentações, todas gratuitas, contarão com músicos de cidades como Acari, Equador, Parelhas, Jucurutu, São José do Seridó, Picuí, Santa Cruz, Junco, Timbaúba dos Batistas, Macau e Ouro Branco.
Além das apresentações musicais, o festival também oferecerá mais de dez oficinas formativas na área musical, destinadas à população local. Essas oficinas ocorrerão na Sede da Filarmônica Onze de Dezembro e na Escola Estadual João Cândido Filho, ambas localizadas no centro de Carnaúba dos Dantas.
O festival contará com a participação especial do Maestro Forró, criador da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH). Considerado um dos maiores embaixadores da cultura brasileira, o Maestro Forró se apresentará no dia 13 de julho, com a Big Band Dantas e a Big Band Jerimum Jazz da Escola de Música da UFRN. No dia 14 de julho, ele participará do encerramento do evento com a banda de Música do V Festival Tonheca Dantas.
O festival leva o nome do notável compositor e maestro Antônio Pedro Dantas, conhecido como Tonheca Dantas, nascido em Carnaúba dos Dantas em 1871. Tonheca Dantas deixou um legado musical extraordinário, com mais de mil composições, incluindo a famosa “Valsa Royal Cinema”. Suas obras continuam a ser executadas por bandas filarmônicas no Brasil e no exterior, mantendo viva a tradição musical de sua terra natal.
O Festival acontecerá na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN, de 07 a 14 de julho próximo.
Portal Saiba Mais