As equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) verificaram, nos dois primeiros meses de 2022, quase três mil instrumentos de medição com objetivo de garantir o correto funcionamento dos mesmos e evitar prejuízos, tanto para o consumidor quanto para o comerciante.
As vistorias foram realizadas nos municípios que compõem a região metropolitana de Natal e também em Mossoró e região.
Foram verificadas 1282 bombas de combustíveis, 922 balanças comerciais, 369 taxímetros, 81 cronotacógrafos (instrumento que registra a velocidade de veículos de carga), 75 esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) e 35 medidores de velocidade (radares), entre outros.
Durante as verificações, que são periódicas e devem ser realizadas anualmente em cada um dos instrumentos, cerca de 4% deles apresentaram alguma inconsistência.
Em alguns casos, em que a irregularidade possa gerar prejuízo ao consumidor, os instrumentos foram retirados de uso até passarem por reparo e o estabelecimento comercial foi autuado e poderá sofrer multa.
“Iniciamos o planejamento de fiscalizações de 2022 pelos maiores municípios do Rio Grande do Norte com foco na verificação de bombas de combustíveis e balanças comerciais. Visando sempre que a sociedade constate a presença do Ipem na busca pela preservação da livre concorrência, do comércio justo e na proteção dos direitos do consumidor”, afirma o diretor-geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.