
Hoje, 13 de dezembro, é uma data histórica e especial para todos nós potengienses, pois num dia como hoje, 13 de dezembro (dia de Santa Luzia) de 1916, na fazenda Serra Branca localizada entre São Rafael e Santana do Matos/RN, nascia Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o nosso Profeta das Águas.
Monsenhor Expedito, que por 56 anos, de 1943 a 1999 foi o pároco e o maior e mais importante benfeitor de São Paulo do Potengi, ele que adotou a ribeira potengiense como sua terra natal.
Dentre tantas obras realizadas por ele, podemos destacar o seu grande e inesquecível trabalgo pastoral, missionário, evangelizador… Assim como Jesus Cristo, dedicando a sua vida a opção preferencial pelos mais pobres, sem vez e sem voz, ensinando o seu povo a caminhar com seus próprios pés.
Destacar também, o Centro Social São Paulo, com o lema: “Sempre Unidos Venceremos”, a Maternidade Francisquinha Fonseca, o Sindicato dos Trabalhadores, Rurais, o Colégio São José das Irmãs da Divina Providência, as Comunidades Eclesiais de Base, e assim por diante.
Porém, a sua luta por água de boa qualidade, para matar a sede do povo (a grande maioria) que não tinha água para beber, concretizada através da Adutora que leva o seu nome, contemplando milhares de norteriograndenses, é o seu grande legado.
Logo mais às 19 horas, na capela do Bairro Santos Dumont, na missa de encerramento da festa de Santa Luzia, padroeira daquela comunidade, Monsenhor Ramos também celebrará em ação de graças pelos 109 anos de Monsenhor Expedito.
Está todo mundo convidado(a).
Viva Monsenhor Expedito.
