Neste sábado, 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. Como todos nós sabemos, a água de boa qualidade para o consumo de todos os seres vivos, é indispensável para a manutenção da vida na terra. Segundo alerta a Organzação das Nações Unidas (ONU), atualmente 25% da população mundial não tem acesso a água potável.
Numa data tão importante para todos os seres vivos, especialmente para os humanos deste planeta, não podemos deixar de lembrar de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o Profeta das Águas, que em vida lutou com todas as suas forças para que o povo potengiense e de boa parte do RN, passasse a ter água de boa qualidade para saciar a sua sede, como de fato aconteceu.
Luta que precisa ser continuada pelas autoridades competentes, lideranças políticas, comunitárias, religiosas… pela sociedade organizada, pelos homens e mulheres de bem.
Essa semana, no último dia 19 de março, dedicado a São José, o presidente Lula ao lado da governadora Fátima Bezerra, inaugurou a Barragem de Oiticica, em Jucurutu/RN, com capacidade para armazenar cerca de 750 milhões de metros cúbicos do precioso líquido, contemplando milhares de pessoas do Seridó potiguar. Na opurtunidade, o presidente da República, também assinou a autorização dentro do Projeto de asseleração do Crescimento, da ordem de cerca de 500 milhões de reais, para a construção da Adutora do Agreste Potiguar, que contemplará dezenas de municipios potiguares e outros milhares de norteriograndenses.
Por outro lado, a Transposição das Águas do Rio São Francisco, cuja construção está praticamente concluída, benefeciando quatro estados nordestinos, milhões de pessoas e centenas de municípios, pelo bem de milhões de nordestinos precisa urgentemente ser terminada e colocada em funcionamento.
Viva a água de boa qualidade, viva a vida.