O Dia da Consciência Negra, que se celebra em 20 de novembro, é oficialmente um feriado nacional no Brasil. Assim, marcando uma importante conquista para a promoção da igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.
A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do movimento de resistência contra a escravidão, que simboliza a luta pela liberdade e pelos direitos dos negros no Brasil.
A sanção da Lei 14.759/2023 incorporou o dia 20 de novembro ao calendário de feriados em todo o território nacional.
A data visa promover uma reflexão sobre a resistência e as contribuições do povo negro na formação da sociedade brasileira, além de homenagear Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da resistência negra à escravidão. Sua morte em 1695 marcou a luta contra a escravidão.
Em várias cidades do país, o dia é marcado por eventos culturais, palestras, seminários e apresentações artísticas que buscam educar e conscientizar a população sobre a importância da diversidade e da inclusão.
No inteiro é a primeira vez que acontece o feriado nacional da Consciência Negra, já que ele foi instituído no ano passado.