Eclipse poderá ser visto em Natal. Foto: José Aldenir/AGORA RN

eclipse solar anular deste ano ocorrerá no próximo sábado, 14 de outubro, e promete atrair muitos olhares. Será possível enxergá-lo em todo o Brasil, mas Natal terá uma posição bem privilegiada, onde a Lua vai cobrir cerca de 91% do disco solar durante o máximo do eclipse. 

O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua está na sua posição mais distante da Terra, ou se aproximando dessa posição, e passa entre a Terra e o Sol. Devido a isso, e por ser muito menor do que o Sol, a Lua não bloqueia totalmente a luz solar e aparece como um disco escuro com uma circunferência brilhante ao seu redor.

Apesar de não ser raro, não é possível enxergar o fenômeno de todos os lugares da terra. Em entrevista ao AGORA RN, o astrônomo José Renan explicou que isso está relacionado a diferentes fatores, como distância dos astros. 

No sábado, 14 de outubro, o eclipse solar anular será visível numa faixa que cobrirá parte dos Estados Unidos, México e muitos países da América Central e da América do Sul, incluindo o Brasil, onde poderá ser visto em todo o país, mas algumas regiões observarão apenas uma pontinha do Sol ser coberta pela Lua. 

O eclipse na sua forma mais intensa se localizará ao longo de uma faixa que se estenderá da Amazônia ao Nordeste. Natal terá uma posição privilegiada de visualização. O eclipse em Natal terá início às 15:29 e fim às 17:51.

Agora RN

Categorias