Durante esta semana o portal Agora RN divulgou uma série de denúncias seríssimas, descrevendo ilícitos civis, administrativos e, possivelmente, criminais, envolvendo a venda do Polo Potiguar da Petrobras para a 3R Petroleum.

Parte da mídia, especialmente aquela interessada com a proteção do patrimônio público, repercutiu as denúncias, incluindo este nosso pequeno blog.

Infelizmente, blogs de grande alcance como o do BG e o do Gustavo Negreiros, mais preocupados em criar narrativas contra o PT do que com escândalos reais, mantiveram-se convenientemente em silêncio. Um silêncio eloquente.

Em circunstâncias como esta, e tendo em vista o poder econômico da destinatária das denúncias, a 3R, há que se parabenizar o portal Agora RN pelas matérias, mas, especialmente o jornalista que elas assinou, Ângelo Girotto, cuja seriedade conheço bem.

Fui parceiro de Girotto durante alguns meses no “Debate Potiguar”, blog que montamos em conjunto.

Por divergências editoriais, rompemos a parceria. Ele era mais jornalista; eu; mais ativista. Ele montou o Blog do Girotto; eu, o Blog Silvério Filho.

Após, mantivemos a amizade, mas passamos a discordar ainda mais um do outro.

A despeito disso, nunca duvidei de sua capacidade e seriedade investigativa, perfeitamente aferível por meio dessa série de denúncias sobre a 3R.

Hoje, 5, Girotto publicou em seu blog que foi notificado pela 3R para retirar as matérias. Ele veiculou as notificações, a título de direito de resposta.

Textos de advogados, com muito juridiquês e referências a uma suposta ética abstrata, que não explicam em concreto nada.

Agora é aguardar outras medidas que serão tomadas pela 3R. Se tentarão calar o jornalista que, no exercício constitucional de sua função, os expôs.

Aguardar também se a elite da blogueiragem potiguar silenciará em relação a eventual ataque à classe.

Minha influência é pouca, mas diante de possível ofensa à liberdade de expressão, calado certamente não fico.

Categorias