O centenário de nascimento do escritor potengiense Aluísio Azevedo

Por Lenílso Dantas, escritor e prasidente atual da Academia Potengiense de Letras e Artes, com sede em São paulo do potengi.

Aluízio Azevedo, Patrono da Cadeira 1 da Academia Potengiense de Letras e Artes, nasceu a exatos 100 anos atrás, em 27 de outubro de 2025, em São Paulo do Potengi/RN, onde também cursou o primário no Grupo Escolar Maurício Freire.

Deu continuidade aos estudos em Natal, no Colégio Atheneu. Graduou-se Farmacêutico, sendo da primeira turma da Faculdade de Farmacia e Odontologia, no ano de 1951. Casou-se com Maria Rocha Azevedo, e desta união geraram quatro filhos: Marco Aurélio, Franklin, Aluízio Azevedo Júnior e Denise.

Escreveu e publicou mais de treze livros, entre os quais, destacamos aqui: História de São Paulo do Potengi (1983); Cronologia do Rio Grande do Norte – Cinco Séculos de História (1996); Monsenhor Expedito, o profeta das águas (2000); Memória de um pirata (2005), Cronologia Brasileira (inédito), entre outros.

Escreveu e resgatou a história da maioria dos municípios da Região do Potengi. Foi ocupante da Cadeira 30, na Academia Norte-Riograndense de Letras.

Do Blog: Com a devida autorização de nosso confrade Lenílson, que descreveu muito bem sobre a biografia de Dr. Aluísio, acrescentamos o seguinte na referida biografia.

O professor Aluísio Azevedo, no começo de sua carreira profissinal, em São Paulo do Potengi, trabalhou atendendo os potengienses na sua Farmácia Santa Rita. Também foi um colaborador especial do seu compadre e amigo, Monsenhor Expedito Medeiros nas ações pastorais e sociais desenvolvidas pelo Profeoata das Águas. Foi professor de Ciências e História no Colégio São José.

Como desportista, presidiu a equipe de futebol de salão, Santa Rita. Também foi um ótimo leloeiro, animando leilões nas festas do padroeiro São Paulo e nas festas beneficentes para a construção da Matriz e do Colégio São José, além de um brilhante orador.

Viva Aluísio Azevedo pelo seu centenário de nascimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *