Hoje, 22 de agosto é o Dia do Folclore; data para lembrar do potiguar Câmara Cascudo, um dos maiores folcloristas do Brasil

Foto: Câmara Cascudo/reprodução

“O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.”

“Sabemos que o folclore, ou cultura popular, tem despertado grande interesse de pesquisadores de todo o mundo desde o século XIX. É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e analisá-las, assim como as de caráter erudito. Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular.”

Sobre o norteriograndense Câmara Cascudo, um dos maiores folcloristas do Brasil

Luís da Câmara Cascudo (Natal30 de dezembro de 1898 – 30 de julho de 1986) foi um historiadorsociólogomusicólogoantropólogoetnógrafofolcloristapoetacronistaprofessoradvogadojornalista e escritor brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo do folclore e da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome. Deixou obra volumosa e de grande relevância, em particular sobre história, folclore e cultura popular. Recebeu o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras, em 1956, pelo conjunto de sua obra.

Fonte: Brasil Escola e Wikipédia, a enciclopédia livre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *